Data Driven Marketing para pequenas empresas: nada de jogar os dados e deixar a sorte ser lançada

Em termos de marketing, vivemos hoje um momento em que se tornou fundamental reduzir o peso da sorte e da intuição nas tomadas de decisão, tornando-as cada vez mais racionais e lógicas, e menos emocionais.


Fica cada vez mais difícil prever o comportamento do consumidor. Passamos da jornada de compra tradicional, que abrangia um caminho certo percorrido pelo lead, o famoso funil de marketing e passamos a compreensão de que nenhuma jornada é igual à outra, e que, na verdade, a maioria delas não se parece nada com um funil. Elas são como pirâmides, diamantes, ampulhetas, e muito mais.


Quais são os interesses dos meus clientes-alvo? Onde devo investir? Qual canal produz o maior retorno sobre o meu investimento? Como posso usar as mídias sociais para envolver melhor meus clientes? As perguntas, que são algumas das principais que os profissionais de marketing se fazem, e também muitas outras, podem ser respondidas ao se analisar os dados.


Já passou da hora de deixar a sorte ser lançada. Vivemos a era do marketing orientado por dados e não aproveitar as vantagens que a operação traz é o mesmo que ficar para trás. Continue lendo para entender porquê e como você pode fazer sua estratégia de marketing guiada por dados.



O poder dos dados


Por muitos anos, o sucesso de um negócio se baseou na visão e intuição dos CEOs e suas equipes. Hoje, toda essa experiência acumulada ganhou um grande aliado: os dados.


Tem acontecido uma confusão natural sobre o real diferencial do Data Driven Marketing, Marketing Guiado por Dados em tradução livre, pois há uma infinidade de dados para criar estratégias, táticas e ações, nas próprias plataformas utilizadas para fazer marketing digital como o Google Analytics e Facebook Analytics, por exemplo.


O pensamento está correto, mas na verdade, o grande diferencial não está diretamente nas ferramentas e nos dados proprietários, mas sim no cruzamento entre várias fontes que podem fornecer insights mais ricos, aprimorando os próximos passos e tomadas de decisões.


Abaixo, você pode visualizar algumas das principais fontes de dados:

A extração dos dados é realizada de todo esse universo.


Quer ver um exemplo de estratégia de extração de dados? Você já deve ter percebido que as pessoas que gostam de correr comumente o fazem com o celular na mão, em uma braçadeira ou até mesmo no bolso.


Isto porque, elas precisam do aplicativo de medição da distância percorrida, velocidade, tempo médio, entre outras métricas disponibilizado pela Nike GRATUITAMENTE para esses corredores.


Se refletirmos um pouco melhor sobre a “bondade” da Nike em disponibilizar uma ferramenta como essa, passamos a enxergar de outra forma. Andrew Sullivan, um célebre jornalista americano, utiliza uma frase que ajuda nessa reflexão: “Se você não está pagando por um produto, é sinal que o produto é você”. Entendeu? Os corredores com o aplicativo da Nike estão entregando dados valiosos que serão transformados em informação para criar estratégias para a empresa.


Data Driven Marketing para pequenas empresas


Para competir com sucesso no mercado atual, as pequenas empresas precisam fazer uso das mesmas ferramentas que as grandes empresas. Contudo, obviamente, elas não possuem todos os ativos de uma corporação de “nível empresarial”, como cientistas de dados, pesquisadores e analistas.


Como as pequenas empresas não dispõem de um orçamento mais robusto para investir em marketing, fica difícil contratar as melhores soluções de dados disponíveis no mercado.


Por isso, o uso de ferramentas e recursos gratuitos que fornecem dados, quando bem utilizados e cruzados com dados proprietários, pode gerar resultados excelentes.


Algumas das fontes de dados à disposição são, o Google Analytics, Facebook Insights, Facebook Analytics e Facebook IQ, Instagram Analytics, Análise do Linkedin, Think With Google, Inteligência Rock Content, Google Trends, entre outros.


Desenvolva um método de extração, armazenamento e análise e deixe os dados te guiarem rumo aos resultados!


Colaboração Yaundé Narciso,

Jornalista pós-graduada em Gestão da Com. em Mídias Digitais.

© 2020 Agência W2M

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