Face-Insta-Whats: tudo novo, de novo

Na semana passada Mark Zuckerberg anunciou uma série de novidades na “Família Facebook”. Design, funcionalidade, inovação... são inúmeras alterações. Saiba quais as principais mudanças e como elas afetam você.

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Caso ainda não esteja claro para você: Facebook, Instagram e Whatsapp são da mesma família. Apesar de não terem nascido dos mesmos pais, foram adotados pela mesma família e estão cada vez mais entrosados 😊. Constantemente eles passam por pequenos ajustes e, de tempos em tempos, recebem atualizações significativas que, por vezes, causam erros e instabilidade das plataformas (como, aliás, aconteceu em abril deste ano).


É importante ressaltar que, assim como já se fala em integração dos canais de venda/ comunicação da empresa, também há um plano para unificar Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp. Mas essa unificação não será o foco deste post.


Então vamos às principais novidades anunciadas por Mark Zuckerberg em 30 de abril!


Facebook

Além de mudanças no design – que fica muito mais “clean” com o branco predominando, Grupos e Eventos terão mais destaque. No caso de grupos, as funções serão personalizadas de acordo com o assunto;


Função Novos Amigos: você poderá “encontrar” novos amigos com base em interesses/dados comuns como participantes do mesmo grupo, moradores da mesma cidade, funcionários da mesma empresa, etc.


Ou seja, aparentemente o Facebook está se posicionando (novamente) como uma rede onde pessoas se conectam, e não um feed de atualização de notícias – muitas delas de origem duvidosa, diga-se de passagem;


Marketplace: não é de hoje que a plataforma tem sido utilizada como canal de venda e escambo para uma incalculável quantidade de produtos e serviços. Mas o aplicativo permitirá aos usuários realizar pagamentos e rastrear o envio de encomendas;


Privacidade: “O futuro é privado”, palavra de Mark Zuckerberg. Segundo Zuckerberg, criptografia, privacidade dos usuários e segurança dos servidores que armazenam dados guiarão as ações da plataforma. A ideia é dar aos usuários mais tranquilidade e segurança para compartilhar seus dados;


Ads Manager: e como nem só de curtidas viverá homem, a ferramenta receberá modelos de geração de leads. Esses modelos ajudarão empresas a criar anúncios que levarão os usuários a questionários no Messenger. Assim empresas poderão prospectar e conhecer melhor seu público e clientes.



Messenger

A promessa é deixar o aplicativo mais rápido e confiável até o final de 2019. Além disso, novas funcionalidades prometem popularizar ainda mais a ferramenta:


Usuários poderão compartilhar e convidar outros amigos para assistirem juntos vídeos durante vídeo chamadas;


Aplicativo para desktop para ligações de vídeo em grupo, colaboração em projetos e execução de múltiplas tarefas;


Guia “Amigos”: a nova guia reúne Stories, postagens do Face e atualizações do Whatsapp – sendo que os usuários poderão escolher quem vê suas publicações.



Whatsapp

Para quem já usa o Whatsapp Business, a novidade será a possibilidade de criar um catálogo de produtos, assim, os clientes saberão tudo o que a empresa oferece;


Também já está em fase de testes na Índia a opção de pagamentos e envio de dinheiro pelo aplicativo. A intenção é expandir a funcionalidade.



Instagram

Um novo software para a câmera deve facilitar o compartilhamento de vídeos e fotos com efeitos, filtros e figurinhas;


Também já está em teste nos EUA, uma ferramenta para captação de fundos para entidades sem fins lucrativos;


Além disso, um grupo seleto de criadores de conteúdo e de marcas já foi anunciado para usar uma funcionalidade que permite aos usuários comprar peças de roupas usadas por celebridades em publicações e Stories não-patrocinados. Essa ferramenta já vinha sendo utilizada em publicações de marcas em seus perfis proprietários.


E ATENÇÃO! Seu instagram é movido a likes???

Já está em fase de testes no Canadá a versão do Insta que oculta a quantidade de likes recebidas em posts. A ideia aqui é tirar um pouco da pressão / competição no Instagram. Os donos de contas ainda poderão verificar suas contagens, mas a plataforma quer que o foco seja na interação e no conteúdo, e não nos números.



Dating

“O nome dela é Jenifer, eu encontrei ela no...” Dating? O Dating chega ao Facebook para brigar com o Tinder. Os dados e publicações do Dating não serão compartilhados no perfil do usuário no Facebook.


Talvez, neste momento, essa informação pareça não ser tão relevante para o seu negócio. Mas é bom você saber que o Dating existe.



E isso é tudo? Claro que não.


Aqui compartilhamos apenas alguns destaques. Parte dessas mudanças já aconteceram, outras, devem acontecer em breve.


E quanto ao seu negócio, você já sabe quais as mudanças pelas quais ele terá que passar? Se já sabe, fique atento e ajuste a rota se necessário. Se ainda não sabe, está na hora de começar a pensar - e planejar.


Sara Gerhard, Sócia da agW2M Marketing

Coordenação de Expansão Green Digital para o RS

Publicitária, MBA em Gestão Empresarial FGV

Auditora Líder da Qualidade - ISO 9001:2015

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